Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, assina nota de pesar pelo falecimento de dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito de Franca (SP), ocorrido na madrugada deste domingo, 20 de novembro.
“Dom Diógenes deixa-nos uma história pessoal de especial significado”, afirma dom Leonardo, que envia cumprimentos de condolências aos familiares de dom Diógenes, ao bispo titular de Franca, dom Paulo Beloto, e às comunidades da diocese.
Leia a Nota:
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, com grande pesar, a notícia do falecimento de dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito de Franca (SP), neste domingo, 20 de novembro. Enviamos nosso abraço fraterno aos familiares, a dom Paulo Roberto Beloto e a todos os membros das comunidades da Diocese.
Dom Diógenes deixa-nos uma história pessoal de especial significado. 85 anos de vida, sendo 59 como padre e 45 como bispo. Seu lema episcopal foi uma recordação de alegria permanente: “Amados no Senhor”. Essa lembrança remete atenção especial à Palavra do Papa Francisco na Encíclica Evangelii Gaudium: “A Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos podem se sentir acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho” (n.114).
Em preces, suplicamos ao Pai Misericordioso que acolha este nosso irmão e faça brilhar para ele a luz eterna: “E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais” (Jo 11,26).
Em Cristo,
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB