Vida Consagrada

O que são os Vicariatos na Arquidiocese de Olinda e Recife?

Diferente dos outros vicariatos, que são formados por paróquias numa determinada área geográfica, o Vicariato para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada é um vicariato pessoal, que tem o objetivo de articular a riqueza dos institutos e congregações com a missão da Arquidiocese de Olinda e Recife e suas estruturas.

Vigário Episcopal: Pe. Carlos Fred Ferreira
Expediente:
Rua Severino Francisco Lopes, 06 Paratibe- Paulista- PE
e-mail: fredscj@hotmail.com
e-mail: vigariovc@gmail.com  cel. (81) 9 8826- 2512
Comissão Vicariato Vida Consagrada:
e-mail da Secretaria do Vicariato: vicariatovidareliosa@gmail.com

Vicariato para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada

A vida religiosa e consagrada está presente na Arquidiocese de Olinda e Recife com 48 institutos masculinos e femininos, cinco dos quais Institutos Seculares. Os consagrados vivem em 98 casas, presentes em todos os Vicariatos da Arquidiocese, contando cerca de 1.000 membros, incluindo os formandos.

Clique em um dos links abaixo para conhecer os endereços das casas da congregações das religiosas e dos religiosos no território da Arquidiocese de Olinda e Recife:

Casas das religiosas

Casas dos religiosos

A diversidade dos carismas das famílias religiosa enriquece a vida pastoral da Arquidiocese com presença qualificada nas áreas da educação, da saúde, da assistência e da comunicação através de atividades próprias dos institutos; contribuem na composição das Comissões pastorais arquidiocesanas e vicariais, colaboram na vida das paróquias e levam o testemunho da vida consagrada ao povo de Deus.

A história das cidades, com sua riqueza arquitetônica, as devoções populares inculturadas e enraizadas na sensibilidade do povo, inúmeras obras sociais que perduram ainda hoje, manifestam a força evangelizadora que religiosas e religiosos tiveram no passado e se tornam um desafio pela construção do Reino de Deus no momento atual.

No site da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), você pode acessar informativos com notícias sobre a Vida Consagrada no mundo, no Brasil e, especialmente, na nossa Regional. Também é possível conhecer os carismas de cada congregação.

www.crbnacional.org.br