Seminário propedêutico

Seminário Propedêutico Imaculada Conceição de Santo Antônio de Igarassu

seminario-propedeuticoO Sítio Histórico de Igarassu, considerado um dos mais antigos do Brasil, acolhe a mais nova casa de formação arquidiocesana. O Convento de Santo Antônio, edificado no final do Século XVI, é novo local onde a juventude poderá dar continuidade aos estudos de Filosofia, como um espaço de formação de sacerdotes. No Seminário Propedêutico da Arquidiocese os seminaristas têm aulas de liturgia, de assuntos referentes à documentos e História da Igreja, além de acompanhamento psicológico.

O Seminário Propedêutico Imaculada Conceição foi instalado no Convento de Santo Antônio de Igarassu em 2015, devido à interdição para reformas de restauro no Seminário Maior de Olinda. Com a transferência dos 60 seminaristas de Olinda para o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea – local onde até então funcionava o Seminário Propedêutico – os seminaristas da Várzea foram deslocados para o Convento e Santo Antônio, em Igarassu e neste local foi instalado o Seminário Propedêutico, com cerca de doze seminaristas. O espaço que preserva a arquitetura barroca é o terceiro convento construído no país por frades franciscanos, tendo sido até, em épocas passadas, o quartel-general das tropas revolucionárias durante a conhecida Revolução Praieira, em 1848. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan), em 1972, o conjunto arquitetônico e paisagístico de Igarassu abrange, em seu tombamento, cerca de 250 edificações, sendo considerada a autenticidade, preservação e características próprias do seu núcleo urbano originário dos séculos XVII e XVIII.

Contatos:
Reitor: Pe. Josivan Sales