Seminário maior

Seminário Maior Nossa Senhora da Graça (Seminário de Olinda)

seminario-de-olindaO seminário abriga a capela Nossa Senhora da Graça, uma das dez mais antigas do Estado, construída em 1552 por Duarte Coelho. A igreja integra um complexo jesuíta do qual também fez parte o antigo Colégio Real dos Jesuítas (foto à esquerda). O Bispo Dom Azeredo Coutinho fundou em 1800 o Seminário no prédio que antes abrigara os jesuítas, com o objetivo de formar virtuosos sacerdotes e inovou ao oferecer além dos ensinos das “humanidades”, as ciências naturais. O pluralismo do ambiente despertou uma consciência política entre os seminaristas. Dentre os jovens que por lá estudaram, alguns inscreveram seus nomes na história de revoluções pernambucanas, como Pe. Roma, Pe. Ribeiro, Pe. Miguelinho e Pe. Venâncio. Originalmente sediado no sítio histórico de Olinda, seminario-da-varzeaa estrutura e membros do Seminário encontram-se provisoriamente instalados no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea (foto à direita), em virtude de o Seminário – um prédio tombado pelo Iphan – necessitar passar por reformas de restauro.

Contato:
Pe. João Bosco Costa Lima (Reitor)
Pe. José Severino da Silva (vice-reitor)
e-mail: arquiseminariodeolinda@hotmail.com

Endereço provisório:
Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital – Av. Afonso Olindense, 1764, Várzea, Recife-PE. CEP 50810-000
Fone: 3271-1090

Endereço do antigo prédio:
Rua Bispo Coutinho, s/n, Alto da Sé, Olinda, PE. CEP 53120-130.
Fone: 3493-1201