São Bento

Basílica e mosteiro de São Bento

img_20160103_170959-mobileA criação do Mosteiro de São Bento e sua igreja anexa remonta ao tempo da colonização portuguesa no Brasil. A Ordem de São Bento chegou a Pernambuco em 1592, após convite do donatário da capitania, Jorge de Albuquerque Coelho. Em 1599, os beneditinos concluíram a construção do mosteiro, em Olinda. Durante a invasão holandesa, o mosteiro foi atingido por um grande incêndio e em 1640 foi reconstruído.
det-altar-capela-sbentoA Igreja e o Mosteiro de São Bento integram um importante complexo arquitetônico barroco em Olinda, sendo tombado nacionalmente. No ano de 1998, a Igreja do Mosteiro de São Bento foi elevada à dignidade de Basílica Menor, pelo então Papa João Paulo II, através da Carta Apostólica Spectabile quidem. Tamanha é a riqueza artística da capela-mor da igreja do convento, que em 2001, o altar foi totalmente desmontado e restaurado pela Fundação Joaquim Nabuco. No ano seguinte, o altar foi transportado para os Estados Unidos e ficou exposto no Museu Guggenheim de Nova Iorque. No centro do altar, encontram-se a imagem de São Bento, São Gregório Magno e Santa Escolástica (irmã gêmea de São Bento).
A Basílica tem como lema Ora et labora, unindo-se à Igreja pela santificação do clero e do povo de Deus. Outra parte da missão da Basílica é a educação beneditina e a evangelização catequética dos alunos, por meio dos sacramentos.

Programação:
Trânsito de São Bento – 21 de março