Restaurações

restauracao_de_igreja81502A Comissão de Restauro e Conservação de igrejas da Arquidiocese de Olinda e Recife tem por objetivo orientar, acompanhar e fiscalizar os projetos de restauração e conservação das igrejas e santuários históricos que se encontram sob a circunscrição da província eclesiástica de Olinda e Recife.

Tal acompanhamento da Comissão de Restauro arquidiocesana se faz necessário em observância às normas do Cânon 1216 do Código de Direito Canônico, na construção e reparação das igrejas, para que sejam seguidos os princípios da liturgia e da arte sacra, além das leis civis do país e das exigências técnicas próprias da área de restauro e conservação20160714_102227 (Mobile).

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Comissão de Restauro foi criada por decreto de 28/08/2015, sendo presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido. Tem como integrantes Dom Antônio Tourinho Neto (vice-presidente), Pe. Marcos Ferreira do Carmo (conselheiro), Pe. Geraldo Alves da Silva (conselheiro), Pe. Moisés Ferreira de Lima (secretário), Dom Bruno Carneiro Lira (conselheiro), Pe. Jurandir Ferreira Dias Junior (secretário), Dom Marcelo Gomes da Costa (assuntos jurídicos) e a Sra. Telma Liége Souza Lôbo (gestora de projetos).

Atualmente, encontram-se aos cuidados da Comissão de Restauro os seguintes projetos:
– Seminário e Igreja Nossa Senhora da Graça, Olinda (em fase de captação de recursos pela Lei Rouanet);
– Igreja do Bom Jesus do Bonfim, Olinda (inserido no PAC do Governo Federal) e
– Igreja de São Pedro Mártir de Verona (inserido no PAC do Governo Federal).

Informamos aos amigos das artes sacras e empresários que é possível doar e contribuir para os projetos de det-rest2-igjabonfim-fachadasrestauro, por meio de incentivos fiscais. Os interessados podem procurar a Comissão de Restauro arquidiocesana, na Cúria Metropolitana:

Av. Rui Barbosa, 409, Graças, Recife- PE
Telefone: 81-3271-4270, ramal 238 (das 08 às 13h)
comissaoderestauro.aor@gmail.com