Nossa Senhora da Penha

Basílica de Nossa Senhora da Penha

domo-igreja-de-nossa-senhora-da-penha
interior-basilica-penha-medium

Encravada no coração do comércio recifense, a história do surgimento da Basílica da Penha remonta aos tempos das Capitanias Hereditárias, quando o conde holandês Maurício de Nassau, então governador, acolheu os primeiros missionários capuchinhos franceses em Pernambuco, em 1642. Posteriormente, os capuchinhos receberam a doação de um vasto sítio e construíram um hospício e uma igreja. Em 1870, capuchinhos de Vêneto (Itália) demoliram a antiga Igreja da Penha e ergueram a imponente e atual Basílica da Penha, concluindo a obra em 1882, liderados pelo habilidoso arquiteto capuchinho Frei Francesco Maria Di Vicenza. O frade arquiteto inspirou-se na basílica veneziana de San Giorggio Maggiore, de estilo Neoclássico. A Basílica da Penha é um marco divisor na história da arquitetura pernambucana e um exemplar, no Brasil, dos primórdios do neoclassicismo em Pernambuco. Em 1964,  Dom Hélder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife, criou a Paróquia Nossa Senhora da Penha e elegeu como Igreja Matriz a Basílica da Penha.  Tradicionalmente às sextas-feiras, a Basílica da Penha reúne grande fluxo de devotos, quando é ministrada a benção de São Felix ao longo do dia, pelos capuchinhos.

Programação e atividades

Anuais:
Primeira bênção de São Félix – 1ª sexta-feira de janeiro
Dia de São Félix – 18 de maio
Dia de Nossa Senhora da Penha – festividades do final de agosto até o primeiro domingo de setembro.
Semanais:
Bênção de São Félix – às sextas-feiras, das 06h às 18h.

Contato: Frei Hélio Junior Ferreira (Reitor)
e-mail: hheliof@gmail.com
Endereço: Praça Dom Vital, s/n, São José, Recife – PE. CEP 50020-280