Missionária

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (em 2016, aconteceu nos dias 22 e 23), conforme instituído pelo Papa Pio XI em 1926.

COMIDI – No âmbito da Arquidiocese de Olinda e Recife existe a Comissão Missionária Arquidiocesana (Comidi), cujo objetivo é articular e estimular as paróquias a aderirem às campanhas missionárias.

O Presidente da Comidi da Arquiocese de Olinda e Recife é o Padre Antônio Pereira (Diácono na paróquia de São Pedro Apóstolo, em Santo Aleixo, Jaboatão).
Contato:  81-99786-6161  saosalvadoroxapluz@hotmail.com

cartazcampmissionaria2016Campanha Missionária 2016 – Tema: Cuidar da Casa Comum é nossa missão
Lema: “Deus viu que tudo era muito bom…” (Gn 1, 31)

O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1, 31). O projeto do Criador é maravilhoso, mas encontra-se ameaçado! A preocupação pela ecologia parte de dois gritos: o grito dos pobres que mais sofrem, e o grito da Terra que geme pela exploração. A temática retoma a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 e amplia a missão de cuidar da vida em todo o planeta. Em sua Encíclica Laudato si’, o Papa Francisco adverte que “a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra” (LS 66). E lança uma pergunta: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo? ” (LS 160).
Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por laços invisíveis, como uma única família universal. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. Isso tem a ver com a missão da Igreja. Queremos fazer do cuidado do planeta a nossa missão até os confins do mundo. Diante da crise socioambiental, temos o dever de mudar nossos hábitos e apoiar ações práticas.