Irmandades

No âmbito do território da Arquidiocese de Olinda e Recife existem jazigos e ossuários sob a administração da Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades e Confrarias, coordenada pela Gerência Geral das Irmandades, desde o ano de 2013. Geralmente nos jazigos e ossuários das Irmandades e Confrarias é permitida a deposição dos restos mortais de fiéis leigos, mediante o atendimento a algumas regras. As regras de funcionamento, administração, recolhimento de taxas, bem como os interesses dos titulares usufrutuários dos jazigos e ossuários na circunscrição arquidiocesana são regidos por decretos, publicados por esta arquidiocese.

Para conferir maior transparência ao público e padronizar/centralizar/sistematizar a gestão de jazigos e ossuários na jurisdição arquidiocesana, também foi criada a Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades como expressão do zelo da Igreja para com a memória dos fiéis defuntos.

Por determinação do arcebispo dom Antônio Fernando Saburido, compõem a Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades os seguintes membros:

Presidente: Pe. Paulo Dutra de Morais Barboza
Vice-Presidente: Diácono Antão Marcelo Leão de Athayde Cavalcanti
Membro: Padre Francisco Caetano Pereira
Membro: Díacono Mivacyr Meira Lima
Membro: Drº Diógenes Teófilo de Jesus

Gerente Geral das Irmandades:

Paulo Fernando Bernardo da Silva – e-mail: paulobernardo@irmandade.org.br

Gerente Administrativa Financeira Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades:

Sonia Maria da Silva Ribeiro
e-mail: soniaribeiro@irmandade.org.br

Endereço:
Av. Rui Barbosa ,409 CEP 52011-040, Graças, Recife – PE, Telefone: 3241-5110 (de segunda a sexta, das 08 às 12h e das 13 às 17h)

Telefone: (81) 9.9876-3344 / 9.9867-0039 / 9.9867-0074 / 3241-5110 / 3241-9663 / 3205-5203
E-mail do ossuário: ossuario@irmandade.org.br

Lembramos que os ossuários e jazigos que não constarem na listagem abaixo, devem estar vinculados às paróquias e igrejas/capelas, devendo os titulares interessados procurar entrar em contato com a administração de cada uma delas.

Confira a lista de Confrarias e Irmandades que estão sob intervenção da Arquidiocese de Olinda e Recife e que possuem ossuários/jazigos:
GERÊNCIA DAS IRMANDADES (12 ossuários/jazigos)

1. Irmandade das Almas do Recife (Ossuário da Capela São Miguel)
  2. Confraria São José D´Agonia (Ossuários da Confraria no interior da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Recife)
  3. Irmandade de São Pedro dos Clérigos (Ossuário na Igreja de São Pedro dos Clérigos)
  4. Confraria da Santíssima Trindade (Ossuário na Capela da Santíssima Trindade)
  5. Venerável Irmandade do Divino Espírito Santo do Recife (Ossuário da Venerável Irmandade do Divino Espírito Santo do Recife, na Igreja de mesmo nome, administrada pela Comunidade Obra de Maria)
  6. Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio (Ossuário na Igreja do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio)
  7. Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Militares (Ossuário na Igreja Conceição dos Militares – Igreja interditada para restauro)
  8. Confraria de Sant´Ana (Ossuário na Igreja de Santa Cruz)
  9. Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Soledade (Ossuário na Igreja de Nossa Senhora do Livramento)
  10. Confraria de Nossa Senhora do Amparo, Olinda (Ossuário na Igreja de Nossa Senhora do Amparo)
  11. Irmandade do Senhor Bom Jesus do Bomfim (Ossuário na Igreja do Senhor Bom Jesus do Bomfim)
  12. Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda (Ossuário na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda).