Fraternidade

Campanha da Fraternidade

É uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema social que envolve a população brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano, é escolhido um tema que define a realidade a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A “Campanha da Fraternidade” existe apenas no Brasil e o seu conceito surgiu na Arquidiocese de Natal (Rio Grande do Norte), no episcopado de Dom Eugênio Sales, então arcebispo de Natal, no ano de 1962, na cidade de Nísia Floresta. Desde o seu surgimento, o objetivo da Campanha da Fraternidade é estimular a ação evangelizadora e social. Após aprovação no Concílio Vaticano II, a Campanha da Fraternidade foi estendida para todas as dioceses do Brasil, a partir do ano de 1964.

O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. A coleta acontece em âmbito nacional, em todas as igrejas católicas e quando a campanha é ecumênica, envolve as comunidades cristãs. A arrecadação compõe o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e os Fundos Diocesanos de Solidariedade; 60% dos recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% dos recursos restantes compõem o FNS que são revertidos para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país.

2023 – Tema: Fraternidade e Fome. Lema: Dai-lhes vós mesmos de comer! (Mt 14, 16)

A fome é um escândalo e um contra testemunho! Num país como o Brasil, líder mundial na produção de alimentos, ver pessoas passando fome revela muito sobre nossa economia, nossa cultura, nossa política e nossos cidadãos. Afinal, como podemos admitir que pessoas, famílias e até comunidades inteiras passem fome?  A Campanha da Fraternidade 2023 propõe refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio.

Objetivo Geral

SENSIBILIZAR a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

EDITAL DA CAMPANHA CF 2023
CONSELHO GESTOR DO FUNDO ARQUIDIOCESANO DE SOLIDARIEDADE:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 409, Graças – CEP 50.040-011
Telefone: (81) 3271.4270
E-mail: farsolidariedade@aor.org.br

Objetivos Específicos

  1. COMPREENDER a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo;
  2. DESVELAR as causas estruturais da fome no Brasil;
  3. INDICAR as contradições de uma economia que mata pela fome;
  4. APROFUNDAR o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome;
  5. ACOLHER o imperativo da Palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna;
  6. INVESTIR esforços concretos em iniciativas individuais, comunitárias e sociais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil;
  7. ESTIMULAR iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis; 
  8. RECONHECER e fomentar iniciativas conjuntas entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada; 
  9. MOBILIZAR a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida.

2022 – Tema: “Fraternidade e Educação”. Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

Objetivo geral 

A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. 

Objetivos Específicos  

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.  2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.   3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.  4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.   5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.  6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.   7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

2020 – Tema: Fraternidade e vida: dom e compromisso. Lema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

Objetivo geral

Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum.

Objetivos Específicos

  • Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;
  • Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;
  • Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;
  • Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;
  • Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;
  • Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;
  • Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;
  • Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;
  • Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;
  • Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.

2019 – Tema: Fraternidade e Políticas Públicas. Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”

Dom Fernando Saburido lançou a Campanha da Fraternidade 2019 na quarta-feira (06/03), durante a Missa de Cinzas, celebrada em frente à igreja de Santa Cecília, no centro do recife. Reaberta no final de 2018, a igreja abriga os encontros da Pastoral de Rua da Paróquia do Santíssimo Sacramento (matriz da Boa Vista). Em sua homilia, o arcebispo afirmou que as políticas públicas devem expressar o cuidado com o bem comum e a vida do povo.

“O mandamento principal do Cristo é o amor solidário aos irmãos e irmãs, como ensina a parábola do bom samaritano. E esse cuidado com a organização da sociedade política faz parte do núcleo central da fé. A missão de Jesus não se restringe ao religioso. Ele veio anunciar e testemunhar um projeto divino para o mundo (é o que os evangelhos chamam de “reino de Deus”), disse o arcebispo em sua mensagem.





2018 –  Tema: Fraternidade e superação da violência. Lema: “Vós sois todos irmãos”

Ao convidar a sociedade para debater o tema da violência, a Igreja Católica e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pretendem chamar a atenção para o fato de que, por trás de cada vítima, há um rosto, uma narrativa de vida, uma pessoa com potencial para viver, estudar, trabalhar, amar e que teve os seus direitos arrancados pela violência.  A superação da violência inicia pelo respeito à dignidade da pessoa humana, em todas as etapas da existência. Ao optar por este tema – Superação da Violência – a CNBB propõe que toda a sociedade lance um olhar sobre a realidade, ilumine-a com a luz da palavra de Deus e do magistério da Igreja e adote uma atitude sobre a realidade, transformando-a. O lema da CF 2018, “Vós sois todos irmãos”, procura resgatar o sentido da fraternidade entre os povos, lembrando que a comunidade é formada por filhos e filhas de um mesmo Pai, iluminados pelo evangelho do Reino de Deus, convidados à não violência.

A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2018, sediada na Fazenda da Esperança de Jaboatão, na tarde desta quarta-feira, 14 de fevereiro. A celebração eucarística de Cinzas marcou o início da Quaresma e foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo bispo emérito de Petrolina, dom Manoel dos Reis, e por membros do clero arquidiocesano.

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, a Arquidiocese sediou a reunião anual do Conselho Episcopal Regional NE2 da CNBB para a abertura da Campanha da Fraternidade em nível regional. O evento contou com a presença dos 21 bispos das dioceses que compõem o Regional NE2, localizadas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que é presidente do Conselho, presidiu as solenidades que refletiram sobre o tema deste ano.

cf2017-cartaz

2017 –  Tema: Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida. Lema: Cultivar e guardar a criação.

Em 2016, o lançamento da CF (Casa Comum, nossa responsabilidade) aconteceu na sede da Associação de Recicladores de Olinda (ARO), próximo ao Lixão de Aguazinha. O objetivo foi destacar a necessidade de assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta.