Fraternidade

Campanha da Fraternidade

É uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema social que envolve a população brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano, é escolhido um tema que define a realidade a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

2017 –  Tema: Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida.
Lema: Cultivar e guardar a criação.

O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. A coleta acontece em âmbito ncf2017-cartazacional, em todas as igrejas católicas e quando a campanha é ecumênica, envolve as comunidades cristãs. A arrecadação compõe o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e os Fundos Diocesanos de Solidariedade; 60% dos recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% dos recursos restantes compõem o FNS que são revertidos para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país.

A “Campanha da Fraternidade” existe apenas no Brasil e o seu conceito surgiu na Arquidiocese de Natal (Rio Grande do Norte), no episcopado de Dom Eugênio Sales, então arcebispo de Natal, no ano de 1962, na cidade de Nísia Floresta. Desde o seu surgimento, o objetivo da Campanha da Fraternidade é estimular a ação evangelizadora e social. Após aprovação no Concílio Vaticano II, a Campanha da Fraternidade foi estendida para todas as dioceses do Brasil, a partir do ano de 1964.

Em 2016, o lançamento da CF (Casa Comum, nossa responsabilidade) aconteceu na sede da Associação de Recicladores de Olinda (ARO), próximo ao Lixão de Aguazinha. O objetivo foi destalancamento-camp-fraternidade-aor-2016car a necessidade de assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta.

Em 2017, a CF será lançada no Jardim Botânico, no Recife.

Mensagem de Dom Fernando Saburido sobre Quaresma e Campanha da Fraternidade