Encontro de Noivos

Encontro de Noivos Torre Rosário
A opção pelo casamento religioso deve ter motivações predominantemente religiosas e não sociais. Os noivos católicos creem que o amor que os une é um sinal muito particular do próprio amor de Deus e sinal do amor com que Jesus Cristo ama a Igreja.
Tendo o matrimônio consequências religiosas, sociais e jurídicas, uma das etapas da preparação matrimonial é o processo de habilitação matrimonial, que pode ser feito na paróquia do noivo ou da noiva. Esse processo consiste na publicação de proclamas matrimoniais, numa conversa dos noivos com o padre e na apresentação de alguns documentos, como o certificado de Encontro de Preparação Matrimonial (curso de noivos). É recomendado que o processo de habilitação matrimonial seja iniciado no prazo de três meses antes do casamento.

Fazer o Encontro de noivos é obrigatório, pois no encontro reflete-se sobre o significado do matrimônio, a celebração do casamento, a vida conjugal etc. Mas a preparação matrimonial não se esgota no curso e nos documentos. É preciso que os noivos se preparem espiritualmente pela oração e por meio do Sacramento da Reconciliação (confissão).

A Arquidiocese de Olinda e Recife disponibiliza o calendário anual dos Encontros de Noivos. Para fazer a inscrição, é necessário entrar em contato com as paróquias, das 8 às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira.  Lembramos que, independentemente da região onde os interessados moram, podem participar dos cursos de quaisquer paróquias que já divulgaram o cronograma.

Veja aqui o calendário 2017 do Encontro de Noivos