Arcebispo Emérito Dom Antônio Fernando Saburido, OSB

dom-fernando-e-brasao-mobile

Dom Antônio Fernando Saburido – Arcebispo emérito de Olinda e Recife

Lema: Secundum Verbum Tuum (Segundo a Tua Palavra).
Nascimento: 10 de junho de 1947
Ordenação Sacerdotal: 17 de dezembro de 1983

Eleito Bispo no dia 31 de maio de 2000. Sagrado Bispo no dia 20 de agosto de 2000. Nomeado Bispo de Sobral, Ceará, no dia 18 de maio de 2005. Eleito Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, sendo empossado no dia 16 de agosto do mesmo ano.
Endereço: Mosteiro de São Bento, Olinda – PE

Biografia

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB foi o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e 32º Bispo a ocupar o sólio olindense. Nasceu no Distrito de Juçaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 km do Recife, em 10 de junho de 1947, filho de Pedro Antônio Saburido e Severina Lira Saburido. Cursou o Ensino Fundamental e Médio em Vitória de Santo Antão e no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no bairro da Várzea, Recife, concluindo no Colégio Estadual Oliveira Lima, em Recife.Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda, tendo sido recebido pelo abade Dom Basílio Penido, onde recebeu a formação monástica e cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica do mesmo mosteiro. Em 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983. No Mosteiro de São Bento, entre outras atividades, foi celeireiro (ecônomo) no período de 1980 a 1988 e professor do Colégio São Bento. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, exerceu as funções de administrador e pároco das Paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda; Vigário-geral e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Fez parte do Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores e Conselho Econômico da Arquidiocese.

Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000. Em julho de 2002, Dom Fernando Saburido tornou-se presidente do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília-DF. Na ocasião, Dom Fernando substituiu Dom Antônio Soares Costa, bispo de Caruaru, que morreu um mês antes.

O papa Bento XVI nomeou no dia 18 de maio de 2005, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB (Ordem de São Bento), de 58 anos, como o novo bispo da diocese vacante de Sobral (CE). No Regional Nordeste 1 da CNBB foi Secretário Regional e bispo referencial da Pastoral Familiar.  Em Sobral, Dom Fernando fez importantes trabalhos pastorais, destacando-se à implantação das Comissões Diocesanas de Pastorais e implementação das Santas Missões Populares, iniciando assim a década de preparação da diocese para o ano centenário em 2015. Construiu o Seminário da Imaculada Conceição na cidade de Fortaleza para acolher os estudantes de Teologia provenientes de Sobral e a Fazenda Esperança São Bento, que tem por missão recuperar jovens com dependência química.

Nomeado oficialmente Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009. Como arcebispo, foi eleito (mais uma vez) membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília, membro do Conselho Episcopal de Pastoral e Econômico do Regional NE2 e bispo de referência da Pastoral da Saúde. Integra ainda a Comissão Episcopal Nacional do Movimento de Educação de Base – MEB, com sede em Brasília-DF.

No dia 8 de maio de 2014, dom Fernando foi eleito para a função de presidente do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A escolha do epíscopo aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O religioso sucedeu dom Genival Saraiva, bispo de Palmares, que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando completarem 75 anos. Em 2015 foi reeleito presidente do Regional NE2, para o quadriênio 2015-2019, sendo a terceira vez que ocupou o cargo. Terminada a gestão, o arcebispo foi eleito em 2020 bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inte-religioso na CNBB NE2.

Em 2022, ao completar 75 anos, enviou sua renúncia ao Papa Francisco, conforme orienta o Código de Direito Canônico. Seu sucessor, dom Paulo Jackson, foi eleito em 14 de julho de 2023 e empossado canonicamente em 13 de agosto de 2023. Na emeritude, dom Fernando optou por voltar a morar no Mosteiro de São Bento, visto que é monge beneditino de formação.