Cúria Metropolitana

A Cúria Metropolitana é a sede do governo arquiepiscopal, que atua como órgão administrativo da Arquidiocese de Olinda e Recife, constituído pelas autoridades que coordenam e organizam o funcionamento da Arquidiocese, auxiliando inclusive o Arcebispo no exercício de suas funções.

Na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife funcionam a Chancelaria, a Câmara Eclesiástica, Comissão de Restauro, Coordenação de Pastorais e Vicariatos. Está localizado na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, ao lado da igreja de São José dos Manguinhos.
foto-curia-metropolitana

O prédio da Cúria Metropolitana é conhecido como Palácio dos Manguinhos, construído no sec XIX pelo Visconde de Loyo para servir como sua residência. Adquirido pela Arquidiocese de Olinda e Recife para funcionar como residência do arcebispo no início do século XX, o Palácio dos Manguinhos acolheu o papa João Paulo II, na visita que fez ao Recife em 1980. O papa pernoitou no Palácio e, da sacada do primeiro andar, abençoou uma multidão de fiéis.

Apesar de ser destinado à residência do arcebispo, dom Helder Camara, em seu arcebispado, optou por morar na sacristia da Igreja das Fronteiras. Também dom Fernando Saburido, com as mudanças que fez nas funções do prédio (para abrigar a Cúria Metropolitana), residiu por muito tempo em uma casa aos pés do Seminário de Olinda, ao lado da Catedral da Sé, e agora reside no bairro das Graças, bem próximo ao Palácio.

Quem entra no Palácio dos Manguinhos logo percebe por que ele ganhou esse nome. As árvores frondosas rodeiam o prédio e, na safra de mangas, perfumam o terreno. Piso de madeira, lustres e janelas amplas conferem grandiosidade ao palácio. Os aposentos do casarão foram transformados em local de trabalho – inclusive o quarto onde dormiu João Paulo II. A construção histórica alargou seus serviços e hoje representa não somente a residência do pastor, mas a sede do seu rebanho.

Padroeiro da Arquidiocese de Olinda e Recife: Santo Antônio de Lisboa
Festa: 13 de junho
Rui Barbosa, 409, Graças, 52011-040 Recife-PE.
Horário de funcionamento: das 08 às 13h (de segunda a sexta-feira)

Arquivo/DP/D.A Press – Papa João Paulo II acena para populares da sacada do Palácio dos Manguinhos

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press – Local no Palácio dos Manguinhos onde o papa João Paulo II repousou durante visita à capital pernambucana