Clero

PRESBÍTEROS  SECULARES E RELIGIOSOS

–  Clero secular e religioso
A Arquidiocese de Olinda e Recife conta com 285 presbíteros, entre seculares e religiosos. Os presbíteros seculares são também chamados diocesanos, pois estão diretamente ligados a uma Diocese, sob sua jurisdição,  exercendo junto ao povo as mais variadas formas de apostolado e assegurando a administração da Igreja. Já os religiosos seguem o estilo de vida de uma Ordem Religiosa, estando a ela subordinados, exercendo as atividades próprias do carisma – educação de jovens, missão, oração – e obedecendo às decisões sobre transferências de cargos e local de atuação, sem interferência da Diocese. Ambos, no entanto, devem estar em sintonia com as regras da Igreja Católica Apostólica Romana, objetivando a promoção de um mundo cristão, justo e igual. As Ordens Religiosas também podem e devem colaborar com o trabalho das Dioceses.

(Fonte: Chancelaria AOR)

–  Diaconato
Os diáconos servem à Igreja sob a supervisão e direção dos presbíteros, auxiliando e executando o “serviço do ministério de Deus” em trabalhos, principalmente, administrativos. Algumas cerimônias religiosas podem também ser realizadas por diáconos, como batismo e exéquias (orações em homenagem aos mortos).

O diaconato pode ser transitório ou permanente. O transitório é uma das etapas para receber o Sacramento da Ordem no grau presbiteral, ou seja, faz parte da formação para tornar-se padre.  O diaconato permanente é ministrado a leigos casados ou que pretendem casar, e que por isso não serão padres. Na Arquidiocese de Olinda e Recife existem atualmente 41 diáconos permanentes.

(Fonte: Chancelaria AOR)