Arquivo e restaurações

SEMINÁRIO DE OLINDA

Com apoio da Eletrobras e da Ferreira Costa, teve início em 26/06/18 a obra de restauro da parte emergencial da igreja de Nossa Senhora da Graça, localizada no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça (Seminário Maior), da
Arquidiocese de Olinda e Recife.

Na ocasião, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, assinou o contrato da obra de reforma, que inclui recursos oriundos da Lei Rouanet no valor de R$1,5 milhão. A cerimônia de assinatura do contrato de restauro aconteceu nas dependências do Seminário de Olinda. O valor contempla o restauro da parte emergencial, abrangendo cobertura, piso e forros da igreja e da bedelagem do Seminário.

A XP Investimentos agregou-se a nossos colaboradores, ajudando a levar a obra adiante. O Seminário Nossa Senhora da Graça encontra-se interditado desde 2015, devido à necessidade de obras de restauro. Por questão de segurança, as atividades do Seminário Maior foram transferidas para o Centro Pastoral Arquidiocesano, no bairro da Várzea. A igreja de Nossa Senhora da Graça é uma das dez igrejas mais antigas do Brasil e foi construída em 1551, por Duarte Coelho, no período das Capitanias Hereditárias.

Também o Banco do Nordeste, acreditando na importância do projeto de reforma do Seminário de Olinda, uniu-se ao grupo de patrocinadores da obra. Com o reforço do BNB, a reabertura do Seminário de Olinda fica mais perto de ser realizada.

ARQUIVO DOM LAMARTINE (Várzea)

A história da igreja na nossa sociedade se manifesta através de testemunhos, construções, textos escritos e objetos dos arquivos. As instituições religiosas católicas custodiaram os primeiros registros civis no país. A produção documental no Brasil esteve intimamente atrelada às injunções do regime do padroado.

O Arquivo Dom José Lamartine, localizado no Centro de Pastoral Arquidiocesano, na Várzea, possui um rico acervo referente a história da igreja católica em nosso país. O Arquivo tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e proteger o patrimônio documental da Arquidiocese de Olinda e Recife, enquanto memória coletiva e individual, bem como fonte de investigação cientifica contribuindo para eficiência e eficácia de sua acessibilidade, salientado o caráter testemunhal do conjunto documental arquivístico, conservado em sua organicidade.

A função principal do Arquivo é salvaguardar a documentação histórica da igreja, promovendo sua organização, preservação e conservação de modo a disponibilizar seu acervo à pesquisa, tornando-o acessível ao público em geral. Dentre os objetivos do Arquivo Dom Lamartine, destacam-se assegurar condições de conservação, preservação, proteção e acesso às informações e aos documentos, na defesa dos interesses da sociedade.

No momento, o Arquivo Dom Lamartine não se encontra aberto ao púbico. A busca pela pesquisa pode ser feita por e-mail e a visita ao arquivo deve ser realizada mediante agendamento prévio.

A partir de abril de 2019, o público passou a contar com a versão digitalizada do catálogo de Inventário da Documentação das Igrejas Antigas da Arquidiocese de Olinda e Recife (arquivo tipo PDF contendo 212 páginas), para o download. Clique no link abaixo para fazer o download do arquivo do Inventário:

arquivodomlamartine@gmail.com
Fones: (81)3271-1090

RESTAURAÇÕES

A Comissão de Restauro e Conservação de igrejas da Arquidiocese de Olinda e Recife tem por objetivo orientar, acompanhar e fiscalizar os projetos de restauração e conservação das igrejas e santuários históricos que se encontram sob a circunscrição da província eclesiástica de Olinda e Recife.

Um trabalho importante está sendo desenvolvido na igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu. A igreja mais antiga do Brasil, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), está sendo recuperada com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A execução do projeto está sendo acompanhada pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH ).

Mais antiga do Brasil, igreja de São Cosme e São Damião está sendo recuperada com patrocínio do BNDES.

A matriz de São Cosme e São Damião fica distante 27 quilômetros do centro histórico do Recife. A igreja teve a sua construção iniciada em 1535, ano em que o donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, desembarcou em Igarassu para tomar posse de suas terras doadas pela Coroa Portuguesa. O templo foi finalizado no século XVII.

COMISSÃO DE RESTAURO

O acompanhamento da Comissão de Restauro arquidiocesana se faz necessário em observância às normas do Cânon 1216 do Código de Direito Canônico, na construção e reparação das igrejas, para que sejam seguidos os princípios da liturgia e da arte sacra, além das leis civis do país e das exigências técnicas próprias da área de restauro e conservação.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Comissão de Restauro foi criada por decreto de 28/08/2015. Hoje é presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido. Tem como integrantes Pe. Marcos Ferreira do Carmo (conselheiro), Pe. Geraldo Alves da Silva (conselheiro), Dom Bruno Carneiro Lira (conselheiro), Vânia Cavalcante (conselheira), Fátima Tigre (conselheira), Humberto João Carneiro Filho (advogado), Pe. Murilo Bentinho (conselheiro), Pe. Claudionor Alves de Lima (arquiteto do restauro), Pe. Jurandir Ferreira Dias Junior (secretário) e a Sra. Telma Liége Souza Lôbo (gestora de projetos).

Atualmente, encontram-se aos cuidados da Comissão de Restauro os seguintes projetos:
– Seminário e Igreja Nossa Senhora da Graça, Olinda
– Igreja de São Pedro dos Clérigos, Recife
– Igreja de São Pedro Mártir de Verona, Olinda
– Igreja de São José, Recife
– Igreja de São Cosme e São Damião, Igarassu

Informamos aos amigos das artes sacras e empresários que é possível doar e contribuir para os projetos de restauro, por meio de incentivos fiscais. Os interessados podem procurar a Comissão de Restauro arquidiocesana, na Cúria Metropolitana:

Av. Rui Barbosa, 409, Graças, Recife- PE
Telefone: 81-3271-4270, ramal 238 (das 08 às 13h)
comissaoderestauro.aor@gmail.com