Quais as exigências para ingressar no seminário ou convento?

Para um jovem ou uma jovem ingressar no seminário ou no convento, a primeira e mais importante exigência é a reta intenção, isto é, desejo sincero de seguir Jesus Cristo e seu evangelho. Por causa deles e somente por causa deles doar a própria vida. Entre todas as exigências, essa é a mais importante.

Por causa de Jesus e de seu evangelho, o jovem será capaz de renunciar a si mesmo, sua família, amigos, as coisas do mundo, os prazeres da carne e tudo mais. Por causa de Jesus Cristo e de seu evangelho, o jovem enfrenta todos os desafios e renuncia as compensações mundanas. Seu coração se enche de alegria e sua vida ganha novo sentido. Tudo nele, dons, habilidades pessoais, vontade própria, torna-se uma grande oferenda agradável ao Pai. Por causa de Jesus e de seu evangelho suas habilidades se expandem, seus braços se abrem, seus lábios enchem-se de sorrisos e proclamam a glória de Deus. Mesmo quando a cruz se faz pesada, o jovem caminha com firmeza, pois sua vida está consolidada na rocha que não se desmorona nunca, Jesus Cristo, o Redentor.

Se faltar essa reta intenção, as demais não tem consistência e se desmoronam no percurso da caminhada.

:: Quanto tempo de formação é necessário para tornar-se padre, irmão ou irmã?

Pode acontecer que no início do processo de discernimento vocacional, o jovem ainda não tenha claro essa reta intenção, mas o acompanhamento e as orientações devem levar a isso. É por isso que existem os encontros vocacionais, os retiros espirituais, o processo de aprofundamento para que aconteça o amadurecimento vocacional na vida do jovem.

Inicialmente a motivação pode ser por causa do hábito deste ou daquele religioso ou religiosa. O jovem pode achar bonito e desejar um dia usar algo igual. Às vezes, o jovem se encanta com o próprio seminário ou jeito de ser desse padre, ou irmão, ou irmã, por esse ou aquele carisma, etc. Tudo isso é importante, mas em si, não tem consistência.

O discernimento vocacional precisa levar o jovem a superar essas motivações frágeis, inconsistentes e fazer sua verdadeira escolha. “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia e me siga ”, disse Jesus. (Mc 8,34).

Para seguir Jesus Cristo e seu evangelho, há outras exigências importantes também, como saúde física e mental, capacidade de viver e trabalhar em comunidade, disponibilidade para doar-se e servir com alegria.

Ninguém fica padre, religioso ou religiosa para si mesmo, mas para servir os irmãos, entre eles, os mais necessitados de amor e de vida digna. Por isso, só será capaz de seguir Jesus Cristo e seu evangelho quem se torna capaz de gastar a vida em favor das pessoas feridas da sociedade, daqueles e daquelas vítimas das injustiças e da desestruturação social que marginaliza e mata. Por isso, a principal exigência para alguém deseja ingressar no seminário ou no convento, é a capacidade de deixar tudo por causa de Jesus e de seu evangelho.

(Fonte: site A12/TV Aparecida/ Ir. João Batista de Viveiros, C.Ss.R.
Promotor Vocacional Redentorista)