Menu de Navegação de Páginas

Arquidiocese celebra o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida

Arquidiocese celebra o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida

No próximo dia 12 de outubro será celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil. Para a Igreja Católica do Brasil, é um momento singular de devoção mariana, pois a data marca o ápice do tricentenário do encontro da imagem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, São Paulo. Para reverenciar a mãe Aparecida, o Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá às 16h, o encerramento do Ano Nacional Mariano com a celebração da Santa Missa e procissão (18h), na paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Ipsep, Recife. As crianças também são lembradas na programação, com missa e bênção especial para elas. No dia 12/10 (17h30), o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Antônio Tourinho Neto, celebrará a missa solene na igreja de Nossa Senhora Aparecida, que faz parte da paróquia de São José, em Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. Na circunscrição da Arquidiocese existem quatro paróquias dedicadas à padroeira do Brasil: em Vitória de Santo Antão (bairro Bela Vista), em Paulista (Janga), no Recife (Ipsep) e em Jaboatão (Vila Rica).    

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Ipsep, vem festejando a padroeira desde o dia 03/10, na sua 59ª festa. Para o dia 12/10, as homenagens começam às 05h, com a alvorada festiva e saída das comunidades em procissão, para a matriz; celebrações eucarísticas às 07h (celebrante pároco padre João Carlos Magalhães) e às 10h (monsenhor Edvaldo Bezerra da Silva), na matriz paroquial.  Ao meio dia, o grupo do Terço dos Homens da Arquidiocese vai recitar Mil Ave Marias. Às 16h, dom Fernando Saburido presidirá a missa de encerramento do Ano Nacional Mariano e em ação de graças pelo lançamento do ano jubilar paroquial (60 anos). Após a missa, o arcebispo metropolitano, o pároco padre João Carlos Magalhães e a comunidade participam de procissão pelas ruas do bairro, às 18h. Está prevista a bênção para as crianças, às 20h, e em seguida, a programação cultural apresenta show religioso com o padre Damião Silva, a partir das 20h30.

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Vila Rica, Jaboatão, que há cinco anos realiza a festa da padroeira, preparou uma programação bastante abrangente. Às 10h, vai ser celebrada no salão paroquial da matriz, a Missa para as Crianças, presidida pelo padre Damião Silva. A partir das 16h, uma carreata com a imagem de Aparecida vai partir da igreja do Rosário, Centro de Jaboatão, em direção à Av. Barão de Moreno. No início da avenida, os paroquianos se encontram e seguem para a matriz de Vila Rica. No terreno onde a igreja matriz de Aparecida está sendo construída, acontecerá às 17h30, a missa solene, presidida por dom Severino de França, bispo emérito de Nazaré e vigário geral da Arquidiocese. A celebração marca os cinco anos de criação da paróquia em Vila Rica e inicia o ano jubilar do pároco padre Deonilson Nogueira, que em 2018 completará 25 anos de ordenação sacerdotal.

Na paróquia de São Sebastião e São Cristóvão, na Imbiribeira, a missa solene acontecerá do dia 12/10, será celebrada às 19h, com distribuição de terços e imagens de Nossa Senhora Aparecida.  No município de Escada, Mata Sul do Estado, a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação da Escada homenageia a Mãe Aparecida com missa às 16h, na matriz paroquial. Em Jussaral, zona rural do Cabo e terra natal de dom Fernando Saburido, a paróquia de São José e seu pároco padre José Junior, organizaram programação que acontece na igreja de Nossa Senhora Aparecida, inaugurada em abril deste ano: às 10h, Missa do Peregrino (celebrantes padre José Junior e padre Marcelo Santana), para acolher ao peregrinos da paróquia do Rosário (Tejipió/Recife), às 16h, procissão, às 17h30, missa solene presidida por dom Antônio Tourinho Neto e às 20h, show religioso com o padre João Carlos, no pátio externo da igreja.

Serviço:

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Ipsep): Praça Aleixo de Oliveira, s/n, Ipsep, Recife. Fone: 3479-4126

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Vila Rica/Jaboatão): Av. Barão de Moreno, 525, Vila Rica, Jaboatão. Fone: 3481-6198

Paróquia de São Sebastião e São Cristóvão (Imbiribeira): Rua Moacir de Albuquerque, 198, Imbiribeira, Recife. Fone: 3039-1805.

Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação da Escada (Escada/PE): Rua da Matriz, 28, Centro, Escada-PE. Fone: (81)3534-5385.

Paróquia de São José (Jussaral/Cabo): Rua do Comércio, s/n, Vila Jussaral, Cabo. Fone: 3516-3306. 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário