Menu de Navegação de Páginas

Dom Fernando apoia campanha Todos com Davi

Dom Fernando apoia campanha Todos com Davi

Na tarde da última terça-feira, 05/09, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, reservou um espaço em sua agenda para a solidariedade. O arcebispo metropolitano visitou a residência do auditor David Nilo da Silva, de 35 anos, morador do bairro de Campo Grande, Recife, que encontra-se atualmente precisando de um transplante de intestino. A visita e a adesão de dom Fernando à campanha “Todos com David” representou um alento de esperança, justo em um momento em que a família de David recebera uma notícia triste: o desembargador Elio Wanderley de Siqueira Filho, da 1ª turma Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), expediu decisão que suspende temporariamente a liminar que favorecia o custeio do tratamento de David nos Estados Unidos e dava à União a responsabilidade de  custear a cirurgia de transplante de intestino. Com isso, o custeio da viagem aos Estados Unidos e a realização da cirurgia, orçada em US$ 1 milhão, está suspenso até que seja comprovada a necessidade desse procedimento médico. A decisão indica que Davi seja submetido a uma perícia médica com especialistas em transplante de intestino, vinculados ao Ministério da Saúde e que seja avaliada a possibilidade de o paciente fazer terapia alimentar.

Diante do alto índice de óbitos do procedimento de transplante intestinal no Brasil, a família de David iniciou uma batalha judicial para requerer o custeio da cirurgia nos Estados Unidos, onde as chances de sobrevivência são maiores. Outra iniciativa adotada foi a campanha Todos com David, criada há dois meses, por familiares e amigos, na expectativa de arrecadar R$ 5 milhões para auxiliar nos custos com o tratamento e a cirurgia. Em 16 de agosto, a 12ª Vara da Justiça Federal determinou que a União deveria custear o transplante de intestino e todo o tratamento de David no Hospital Jackson Memorial Medical, localizado em Miami (EUA).

Desde junho, o jovem auditor vem enfrentando as complicações decorrentes de uma cirurgia bariátrica, realizada há três anos, que ocasionaram uma rara isquemia intestinal, levando-o a perder seu intestino delgado e parte do intestino grosso. David encontra-se impossibilitado de trabalhar, com um esquema de home-care em sua residência, ligado a uma sonda alimentar 24h por dia, sob a supervisão de técnico de enfermagem e fazendo uso de bolsa de colostomia. Apesar dos desafios e da mudança em sua rotina, David mostra-se confiante nos desígnios de Deus e acredita no êxito do tratamento. “O que me motiva a prosseguir nesta luta é a minha filhinha, de três anos, por quem sou apaixonado, e a minha família, que me apoia bastante”, conta David.

Dom Fernando Saburido lamentou a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e faz um apelo às autoridades e à sociedade, para que a vida prevaleça. “Nós defendemos a vida, sempre”, destacou o arcebispo. O arcebispo aproveitou a oportunidade da visita e reforçou a sua mensagem solidária aos veículos de comunicação presentes na residência de David, como a rádio e o jornal Folha de Pernambuco e a TV Clube, no sentido de que todos apoiem a campanha “Todos com David”. 

A esposa de David, Isabela Protásio, informa que algumas estratégias vem sendo articuladas por amigos e familiares para ajudar na captação de recursos necessários para a cirurgia, como bazares, bingos, além de crownd founding (cotas pela internet). “Sabemos que vai ser necessário termos dinheiro para a estadia nos Estados Unidos, pois o período pós-cirúrgico e de adaptação é de dois anos e o custo de vida por lá é bem alto. Todo o tipo de ajuda é bem-vinda, aceitamos orações, doações… ”, ressalta a esposa de David.

Otimista com o êxito da campanha, David deixa uma mensagem de esperança a todos: “Estou recebendo apoio de pessoas que eu nem conhecia. São tantas pessoas ajudando, eu nem sabia que era tão querido assim, e isso nos estimula a prosseguir. Tenho fé em Deus, de que está mais perto do que longe, de eu conseguir fazer o transplante.”

Quem desejar ajudar na campanha Todos com David, pode contribuir fazendo doação em uma das seguintes contas bancárias (FAVORECIDO: DAVID NILO DA SILVA CPF: 038050844-39)

Banco do Brasil – Agência 0697-1, poupança 67615-2 (variação 51)

Banco Bradesco – Agência 6327-4, poupança 1000636-8

Banco Caixa Econômica Federal – Agência 2348, poupança 2096-6 (operação 13)

(Pascom Arquidiocese)

 

Deixe um Comentário