Menu de Navegação de Páginas

Bispos eméritos reúnem-se em 4º Encontro Nacional no Rio de Janeiro

Bispos eméritos reúnem-se em 4º Encontro Nacional no Rio de Janeiro

Com o tema  “O bispo emérito numa Igreja em Saída”, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está realizando de 11 a 14 de setembro o 4º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa pretende reunir todos os bispos eméritos do Brasil, hoje mais de 170, para a ‘troca de experiências e partilhas’.

Em consonância com a primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, a Evangelii Gaudium, a temática do encontro expressa o apelo do pontífice para que a Igreja seja uma “Igreja em Saída”.

O Presidente da CNBB, cardeal Sergio Rocha, presidiu a missa no encontro. “Estamos analisando qual é o papel do bispo emérito neste contexto de Igreja em Saída e, acima de tudo, estamos falando sobre o aspecto missionário que o bispo emérito tem em termos de evangelização e missão”, afirma dom Luiz Soares vieira, presidente da Comissão Especial para Bispos Eméritos da CNBB, que organiza o encontro.

Com uma programação especial, o encontro leva em consideração assuntos relevantes para a vida, saúde e missão do bispo emérito. Um dos temas a serem abordados será a questão da situação dos migrantes e refugiados, que segundo dom Luiz é uma “problemática atual”.

Outra questão a ser levada em consideração é a saúde dos eméritos, para isso os bispos estão tendo palestras com médicos e especialistas no assunto. Também ainda dentro da programação haverá exibição de filmes e discussões sobre questões jurídicas que envolvem os eméritos, como a elaboração de testamentos.

“É neste encontro que os bispos estão manifestando as suas preocupações, as suas necessidades, partilhando um pouco as suas experiências porque temos muitos bispos eméritos ainda com muitas atividades pastorais”, finaliza o assessor da comissão, padre João Cândido da Silva Neto.

(Fonte: site CNBB/ Fotos: padre João Cândido)

 

Deixe um Comentário