Alepe homenageia jubileu da Renovação Carismática

O Movimento da Renovação Carismática Católica surgiu nos Estados Unidos, em 1967, após um retiro espiritual de professores e estudantes na Universidade Dukesne, na Pensilvânia. A iniciativa chegou ao Brasil três anos após o seu início, pregando o batismo e o exercício dos dons do Espírito Santo a partir de uma experiência mais profunda de oração. Os 50 anos de existência do movimento foram lembrados na noite da última terça-feira, 08/08, em Reunião Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), proposta pela deputada estadual Terezinha Nunes. Também participaram da homenagem dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife e Gilberto Barbosa, presidente-fundador da Comunidade Obra de Maria e presidente da Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança, organismo reconhecido pelo Vaticano.

A ação dos carismáticos teve rápida expansão no Brasil. Há 42 anos, o segmento chegou à Arquidiocese de Olinda e Recife com o padre Eduardo Dougherty e as religiosas Lúcida e Úrsula. O primeiro grupo de oração foi fundado na Igreja do Santíssimo Sacramento, no centro do Recife, e hoje existe uma rede de 500 grupos no Estado. Em homenagem aos 50 anos do movimento, realizou-se um encontro internacional, em Roma, na Itália, com a presença do Papa Francisco. Em Pernambuco, foi realizado um encontro estadual em julho, reunindo mais de 1500 participantes do movimento, em Caruaru, no Agreste pernambucano.

O deputado Antônio Moraes presidiu a solenidade. O parlamentar registrou a importância do movimento. “Parabenizo os que integram o grupo no Brasil e em Pernambuco”, frisou. Terezinha Nunes destacou que recebeu o batismo do Espírito Santo no evento anual da RCC. “Fico cada vez mais vinculada ao movimento, inclusive participando dos encontros realizados pelo Papa Francisco”, ressaltou.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, destacou que a Renovação Carismática trouxe alegria à Igreja. “É um movimento que procurou fazer um esforço para colocar a Bíblia na mão das pessoas”, frisou. Maria José da Silva, representante da Renovação Carismática em Pernambuco,  recebeu uma placa comemorativa da Alepe e agradeceu a homenagem. “Desejo que o Parlamento ajude a promover a cultura de justiça, amor e paz”, salientou.

(Com informações e fotos da Alepe/ fotos: Kerol Correia)