Comissão Arquidiocesana para a Liturgia orienta sobre a celebração de Nossa Senhora do Carmo

Tem surgido a dúvida da celebração de Nossa Senhora do Carmo neste domingo. Para esclarecer esse assunto, é preciso considerar que Nossa Senhora do Carmo é padroeira secundária do Recife. Neste domingo, 16/07, apenas é celebrada a festa litúrgica nas igrejas onde Nossa Senhora do Carmo é titular, como por exemplo, na Basílica do Carmo, centro do Recife. Nos demais lugares, deve-se celebrar o XV Domingo do Tempo Comum, conforme o Diretório Litúrgico da CNBB, que segue as normas do calendário do  Ano Litúrgico: os domingos do Tempo Comum têm precedência sobre as festas marianas. Nada impede que se faça um momento devocional ao término da celebração, em honra da Virgem Maria, neste Ano Mariano.

Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Liturgia (Padre Moisés Ferreira)