Menu de Navegação de Páginas

Padre Hewerton é empossado pároco de Santo Antônio na Vila Tamandaré

Padre Hewerton é empossado pároco de Santo Antônio na Vila Tamandaré

A Paróquia Santo Antônio, em Vila Tamandaré, Areias, na zona oeste do Recife, ganhou na noite desta quinta-feira (18/05) seu primeiro pároco: o padre Hewerton de Castro Alves, que há um ano exercia a função de administrador paroquial. Em missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o padre recebeu o documento de posse sob aplausos dos paroquianos, exibindo-o para a assembleia como um troféu.

“Dom Fernando, o senhor certamente conhece padres muito felizes, mas hoje conheceu o mais feliz de todos”, disse padre Hewerton ao arcebispo, logo após a leitura da provisão canônica que o tornou pároco de Santo Antônio por um período de seis anos.

As palavras de dom Fernando na homilia deixaram claras as funções do pároco (tríplice múnus): santificar, ensinar e administrar. Segundo o arcebispo, a paróquia é algo belo na estrutura eclesial, pois é uma porção do povo de Deus confiada à coordenação de um padre, que ajuda o bispo a trabalhar em unidade com Igreja e com o Papa. O arcebispo fez votos de que a paróquia cresça não somente em número de paroquianos, mas no compromisso e na responsabilidade de anunciar o Reino a todos da região. “Que padre Hewerton ajude a paróquia a ser uma igreja missionária, com fiéis que não somente cumpram os preceitos da missa dominical, mas que se engajem em pastorais para o crescimento de toda a comunidade”, disse dom Fernando.

Padre Hewerton é o primeiro pároco de Santo Antônio. A Paróquia nasceu em dezembro de 2015, desmembrada da paróquia de Santa Luzia, de onde era capela.  Tendo se transformado em paróquia, ganhou desde então um padre para acompanhar de perto a evangelização dos fiéis. Apesar do pouco tempo de existência, traz um povo entusiasmado com o trabalho feito por seu pastor.  A paroquiana Avani da Silveira participa das celebrações e atividades locais desde a época de capela, e se considera mãe de coração do padre Hewerton, definindo-o como uma pessoa de personalidade forte e boníssima. “Nossa igreja se alegra em receber um líder assim: dinâmico, autêntico, organizado e sempre próximo de nós”, comentou.

A família do padre Hewerton acompanhou a celebração e o rito de posse, assim como sacerdotes que estudaram e trabalharam com o novo pároco. A provisão canônica foi lida pelo vigário episcopal do Vicariato Jardim São Paulo e pároco de São Paulo Apóstolo, padre Sérgio Pereira. A ata de posse foi lida pelo padre Laércio Barbosa, pároco de Nossa senhora de Fátima, em San Martim.

Com simpatia, as palavras de agradecimento do empossado mostraram sua humildade e sua proximidade com os paroquianos:  “São vocês que alimentam em mim a esperança de um padre mediano; bom é Deus que vive em mim e vocês que me impulsionam sempre a viver na presença Dele”, disse padre Hewerton.

Pascom AOR

Deixe um Comentário