Arquidiocese convida para peregrinação ao Santuário de Aparecida

A Arquidiocese de Olinda e Recife está organizando, juntamente com a Comunidade Obra de Maria, uma peregrinação ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, em comemoração ao Ano Mariano instituído pelo Papa no Brasil e aos 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717. A peregrinação ao Santuário inclui também visita à Canção Nova, em Cachoeira Paulista, aos locais relacionados à história de São Frei Galvão, em Guaratinguetá, e à cidade de Campos do Jordão, com saída do Recife no dia 9 de junho e volta no dia 12.

Em mensagem postada nas redes sociais, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, convidou os arquidiocesanos a participarem dessa peregrinação que, segundo ele, será “um momento muito feliz, em que juntos vamos louvar a Maria e nos comprometer com nossa fé e nossa caminhada eclesial”.

Dom Fernando vai fazer essa viagem junto com os arquidiocesanos, participando das missas, terços e passeios, vivenciando com a comunidade católica de nossa Arquidiocese a devoção mariana. O bispo auxiliar, dom Antônio Tourinho Neto, também vai acompanhar os peregrinos. “Depois de um mês de maio intenso, junho será tempo de fortalecer a devoção mariana, visitando a Mãe Aparecida que é a padroeira do Brasil”, comentou dom Tourinho.

Os fiéis católicos que quiserem participar da peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida podem ligar para a Cúria Metropolitana (3271.4270) ou para a Comunidade Obra de Maria (3089.1007 e 99744.0009), onde receberão detalhes sobre programação, valores, transporte, hospedagem e alimentação.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o maior Santuário mariano do mundo. A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 1955. A primeira missa no local aconteceu em 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 1959. Em 03 de outubro de 1982 aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Antiga Basílica para a Basílica Nova. Em 1980, a Basílica Nova foi consagrada pelo Papa João Paulo II com o título de Basílica Menor. Em 1983, a CNBB declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. Hoje, o Santuário é um grande centro evangelizador, con?ado aos Missionários Redentoristas desde 1894, para atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior.

É no Santuário Nacional onde está a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, feita em madeira escura, que surgiu na rede de três simples pescadores, num período em que ainda havia o regime escravocrata no Brasil. Após encontrarem primeiro o corpo e depois a cabeça da imagem, o que se seguiu foi uma pesca milagrosa, enchendo o barco dos pescadores de peixes. A pesca farta foi atribuída a Nossa Senhora que, por ter “aparecido” nas águas, ganhou o nome de Nossa Senhora Aparecida.

A Arquidiocese de Olinda e Recife conta com três paróquias dedicadas à padroeira do Brasil: a paróquia do Ipsep, a mais antiga, com 60 anos de caminhada pastoral; a paróquia do Janga, em Paulista; e a paróquia de Aparecida, em Vitória de Santo Antão. No dia 6 de maio, a missa jubilar da Aparecida na Arquidiocese será transmitida ao vivo para todo o Brasil diretamente da Paróquia do Ipsep, como parte de uma programação especial da paróquia.

Também o povo de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, viveu recentemente a emoção do olhar mariano: recebeu, em abril deste ano, a imagem de Nossa Senhora Aparecida que peregrinou durante um ano pelas paróquias da Arquidiocese. A imagem foi colocada num nicho da capela de Nossa Senhora Aparecida, construída especialmente para recebê-la. A capela pertence à paróquia de São José.

Pascom AOR

Um Comentário

1. Nós temos 04 paróquias: IPSEP, Janga, Bela Vista em Vitória e também Vila Rica em Jaboatão.