Dom Fernando institui Cáritas Arquidiocesana em ato solene na Cúria

Após dois anos de encontros, retiros e reflexões, a Arquidiocese de Olinda e Recife instituiu, oficialmente, hoje (20/04) pela manhã, a sua Cáritas Arquidiocesana, com as presenças do arcebispo, dom Fernando Saburido, do coordenador das Comissões Arquidiocesanas de Pastoral (CAP), padre Josenildo Tavares, e do secretário regional da Cáritas (Nordeste II), Ângelo Zanré.

O ato solene foi conduzido pelo padre Hélio Nascimento, que há quase cinco anos está à frente da CAP Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Ele revela que a instituição da Cáritas Arquidiocesana foi um sonho de dom Fernando que, com seu jeito simples e compreensivo, “cobrava, misericordiosamente, os resultados e a data da solenidade”.

A Cáritas Nordeste II foi instituída em 1994 e está inserida em 21 dioceses entre os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para o secretário regional Ângelo Zanré, o momento histórico de criação da Cáritas da Arquidiocese de Olinda e Recife tem uma importância estratégica para o estado e para o regional, “pelo renome da arquidiocese e pela força que agrega ao trabalhar, de forma conjunta e articulada, em prol da inclusão e da promoção do homem na sociedade”.

Cerca de 15 mil voluntários trabalham em 193 organizações Cáritas no Brasil. A articulação favoreceu, nos últimos dez anos, mais de 300 mil famílias com a transformação de vidas a partir de ações de inclusão de pessoas dos pontos de vista social, político e econômico. São ações de implantação de cultura de paz entre crianças, adolescentes e jovens; participação nas mobilizações cidadãs; ações de formação técnica e construção de cisternas no semiárido; implementação da economia solidária entre agricultores familiares e associações de trabalhadores; atuação de emergências socioambientais; diálogo para inserção social de refugiados e migrantes; assessoria a camponeses para segurança alimentar e nutricional; e outras articulações que concretizam a caridade, que é “o amor em movimento”.

Ao se dirigir aos presentes à solenidade, dom Fernando pontuou que o momento era de gratidão a Deus pelo fato de a Arquidiocese poder, a partir de agora, colaborar mais organizada e diretamente para os projetos da Cáritas Regional. “Os recursos da Campanha da Fraternidade serão geridos pela Cáritas Arquidiocesana, de modo que estamos dispostos a ajudar nas ações junto aos mais pobres com espaços democráticos e participativos de inclusão social”, explicou o arcebispo.

Apesar de a Arquidiocese trabalhar para a promoção dos menos favorecidos e mais necessitados, através de pastorais como a carcerária, da rua, da Aids e outras, o padre Josenildo Tavares fez questão de dizer de sua satisfação em somar esforços com a Cáritas. Para o padre, a organização tem sido para o mundo, em sua longa história, uma grande “samaritana”. “Seu trabalho carrega a fidelidade ao Evangelho, cujo centro é o amor em seu gesto concreto: a presença solidária”, afirmou padre Josenildo.

Após a leitura do Estatuto da Cáritas da Arquidiocese de Olinda e Recife, a diretoria e o conselho fiscal da organização recém-formada foram apresentados oficialmente aos presentes.

Veja a formação:

Assistente Eclesiástico:
Pe. Hélio Nascimento

Presidente:
Pe. Joatan Vitorino dos Santos

Vice-presidente:
Douglas Severo de Moraes (seminarista)

Secretário:
João Filipe Santos da Silva

Vice-secretária:
Luciana Soares Valença

Tesoureira:
Luzia de Melo Cabral

Vice-tesoureiro:
Diác. Silvio Mário Pereira da Silva

Conselho Fiscal:
Marcos Antônio Cavalcanti
Sebastiana Gabriela Alves da Fonseca
José Valdomiro da Cruz

Conselho Fiscal Suplente:
Lenylson Batista de Freitas
Deise Melo Arruda
Valter Ferreira de Lima Filho

(Pascom AOR)

1. Como podemos ajudar e se envolver?

• Favor procurar a CAP Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Das 8h às 13h na Cúria Metropolitana. Telefone: 3271.4270 – ramal 244.

2. Parabéns a qualificada equipe da Pasconm. AOR. Pelas pastagens das matérias e de modo especial está sobre a criação da Cárita Arquidiocesana de Olinda e Recife. .At. Lenilson Freitas. Recife

3. BOA SORTE A PRIMEIRA EQUIPE ARQUIDIOCESANA DE CÁRITAS.

REFORÇO E COLOCO-ME AO DISPOR DA EQUIPE, CONSIDERANDO A MINHA VASTA EXPERIÊNCIA E CONTRIBUIÇÃO COM AS CÁRITAS NO REGIONAL NORDESTE II.

ABRAÇO.