Menu de Navegação de Páginas

Dom Fernando institui Cáritas Arquidiocesana em ato solene na Cúria

Dom Fernando institui Cáritas Arquidiocesana em ato solene na Cúria

Após dois anos de encontros, retiros e reflexões, a Arquidiocese de Olinda e Recife instituiu, oficialmente, hoje (20/04) pela manhã, a sua Cáritas Arquidiocesana, com as presenças do arcebispo, dom Fernando Saburido, do coordenador das Comissões Arquidiocesanas de Pastoral (CAP), padre Josenildo Tavares, e do secretário regional da Cáritas (Nordeste II), Ângelo Zanré.

O ato solene foi conduzido pelo padre Hélio Nascimento, que há quase cinco anos está à frente da CAP Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Ele revela que a instituição da Cáritas Arquidiocesana foi um sonho de dom Fernando que, com seu jeito simples e compreensivo, “cobrava, misericordiosamente, os resultados e a data da solenidade”.

A Cáritas Nordeste II foi instituída em 1994 e está inserida em 21 dioceses entre os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para o secretário regional Ângelo Zanré, o momento histórico de criação da Cáritas da Arquidiocese de Olinda e Recife tem uma importância estratégica para o estado e para o regional, “pelo renome da arquidiocese e pela força que agrega ao trabalhar, de forma conjunta e articulada, em prol da inclusão e da promoção do homem na sociedade”.

Cerca de 15 mil voluntários trabalham em 193 organizações Cáritas no Brasil. A articulação favoreceu, nos últimos dez anos, mais de 300 mil famílias com a transformação de vidas a partir de ações de inclusão de pessoas dos pontos de vista social, político e econômico. São ações de implantação de cultura de paz entre crianças, adolescentes e jovens; participação nas mobilizações cidadãs; ações de formação técnica e construção de cisternas no semiárido; implementação da economia solidária entre agricultores familiares e associações de trabalhadores; atuação de emergências socioambientais; diálogo para inserção social de refugiados e migrantes; assessoria a camponeses para segurança alimentar e nutricional; e outras articulações que concretizam a caridade, que é “o amor em movimento”.

Ao se dirigir aos presentes à solenidade, dom Fernando pontuou que o momento era de gratidão a Deus pelo fato de a Arquidiocese poder, a partir de agora, colaborar mais organizada e diretamente para os projetos da Cáritas Regional. “Os recursos da Campanha da Fraternidade serão geridos pela Cáritas Arquidiocesana, de modo que estamos dispostos a ajudar nas ações junto aos mais pobres com espaços democráticos e participativos de inclusão social”, explicou o arcebispo.

Apesar de a Arquidiocese trabalhar para a promoção dos menos favorecidos e mais necessitados, através de pastorais como a carcerária, da rua, da Aids e outras, o padre Josenildo Tavares fez questão de dizer de sua satisfação em somar esforços com a Cáritas. Para o padre, a organização tem sido para o mundo, em sua longa história, uma grande “samaritana”. “Seu trabalho carrega a fidelidade ao Evangelho, cujo centro é o amor em seu gesto concreto: a presença solidária”, afirmou padre Josenildo.

Após a leitura do Estatuto da Cáritas da Arquidiocese de Olinda e Recife, a diretoria e o conselho fiscal da organização recém-formada foram apresentados oficialmente aos presentes.

Veja a formação:

Assistente Eclesiástico:
Pe. Hélio Nascimento

Presidente:
Pe. Joatan Vitorino dos Santos

Vice-presidente:
Douglas Severo de Moraes (seminarista)

Secretário:
João Filipe Santos da Silva

Vice-secretária:
Luciana Soares Valença

Tesoureira:
Luzia de Melo Cabral

Vice-tesoureiro:
Diác. Silvio Mário Pereira da Silva

Conselho Fiscal:
Marcos Antônio Cavalcanti
Sebastiana Gabriela Alves da Fonseca
José Valdomiro da Cruz

Conselho Fiscal Suplente:
Lenylson Batista de Freitas
Deise Melo Arruda
Valter Ferreira de Lima Filho

(Pascom AOR)

4 Comentários

  1. Como podemos ajudar e se envolver?

    • Favor procurar a CAP Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Das 8h às 13h na Cúria Metropolitana. Telefone: 3271.4270 – ramal 244.

  2. Parabéns a qualificada equipe da Pasconm. AOR. Pelas pastagens das matérias e de modo especial está sobre a criação da Cárita Arquidiocesana de Olinda e Recife. .At. Lenilson Freitas. Recife

  3. BOA SORTE A PRIMEIRA EQUIPE ARQUIDIOCESANA DE CÁRITAS.

    REFORÇO E COLOCO-ME AO DISPOR DA EQUIPE, CONSIDERANDO A MINHA VASTA EXPERIÊNCIA E CONTRIBUIÇÃO COM AS CÁRITAS NO REGIONAL NORDESTE II.

    ABRAÇO.

Deixe um Comentário