Cúria recebe imagem peregrina da Mãe Aparecida

“Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida. Salve Virgem Imaculada, ó Senhora Aparecida”. Foi com cânticos de louvor que funcionários, presbíteros e diáconos da Cúria Metropolitana receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (19/04), às 11h, na capela de São José dos Manguinhos, no bairro das Graças.

Um momento de oração e reflexão foi promovido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral (CAP) para a Juventude, responsável pela programação e itinerário da imagem na Arquidiocese de Olinda e Recife, conhecido como Rota 300.

O arcebispo dom Fernando Saburido participou do terço missionário, iluminado com velas, disposto na frente do altar. As intenções do terço foram propostas pelos jovens que acompanhavam a imagem peregrina, com reflexão baseada no documento preparatório do Sínodo dos Bispos, discutindo os desafios e oportunidades dos jovens, formação cristã, valorização do jovem no sistema político e situações de guerra.

“Esse momento de oração, já no final da peregrinação da imagem, é uma grande alegria para os que trabalham na Cúria”, disse o arcebispo. “Penso que Nossa Senhora quis que ficasse gravado em nosso coração o desejo de sermos fieis ao Evangelho de Jesus, como ela recomenda em Caná da Galileia: Fazei tudo o que Ele mandar; então que sejamos obedientes à Palavra de Deus”, completou dom Fernando após o terço.

Para o presidente da CAP Juventude, padre Antônio Gomes, a recepção à imagem peregrina em toda a Arquidiocese foi excelente. Ele conta que, por onde a imagem passou – igrejas, hospitais, comunidades, escolas, presídios –  foi recebida com muito carinho. “Foi um tempo de graça para a Arquidiocese de Olinda e Recife, desde 15 de abril do ano passado quando dom Fernando trouxe a imagem da Assembleia da CNBB, e depois em toda a caminhada pelos vicariatos”, comentou o padre Antônio.

No sábado (22/04), a imagem será levada para o distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, para ser entregue por dom Fernando à igreja que foi construída para receber a imagem e que será instituída como capela da Arquidiocese: a capela de Nossa Senhora Aparecida, sob a administração paroquial do padre José Araújo dos Santos, da Paróquia de São José. “Vai ser um momento talhado na simplicidade da juventude e no fervor do povo de Deus, numa caminhada com louvores à Mãe na graça do seguimento de Jesus Cristo”, concluiu o padre.

A imagem peregrina chega a Jussaral de helicóptero, às 14h do sábado, trazida pelas mãos do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Em seguida, a juventude conduz uma procissão com a imagem, animada pelo padre Reginaldo Manzotti. Na chegada da procissão, a imagem será colocada no nicho da capela e haverá celebração eucarística presidida pelo arcebispo, com instituição da capela na Arquidiocese. Telões serão dispostos na praça em frente à capela, para que todos possam assistir à celebração. Após a missa, haverá show com os padres Antônio Maria, Damião Silva e João Carlos, e do grupo Cantatus Dominus.

Pascom AOR