Universitários prestigiam conferência de Dom Antônio Tourinho no Vicariato Soledade

20170316_185416 (Medium)No final da tarde de ontem, 16/03, o Vicariato Soledade realizou uma programação especial, para acolher a comunidade católica universitária. Trata-se do evento Abertura do Ano Acadêmico 2017, que promoveu confissões, Adoração ao santíssimo Sacramento, Celebração Eucarística e uma conferência proferida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Tourinho Neto. A iniciativa idealizada pelo Monsenhor Paulo Sérgio Vieira Leite, Vigário Episcopal do Vicariato Soledade, reuniu dezenas de universitários na igreja matriz de Nossa Senhora da Soledade.
IMG_7321 (Medium)Também participaram do encontro os membros da Comunidade dos Viventes, da Comissão Pastoral Arquidiocesana para a Educação, da Pastoral Universitária arquidiocesana e da Pastoral Universitária da Universidade de Pernambuco (UPE). De acordo com Dom Antônio Tourinho Neto, um dos objetivos da programação é fortalecer o trabalho da Pastoral Universitária na Arquidiocese e motivar os jovens a se tornarem evangelizadores no meio acadêmico, como missionários.

IMG_7320 (Medium)Às 17h, a Comunidade dos Viventes recepcionou com cânticos os universitários e o Monsenhor Paulo Sérgio Vieira Leite, Vigário Episcopal do Vicariato Soledade, conduziu momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, pedindo bênçãos pela abertura do ano acadêmico. Alguns estudantes também foram atendidos em confissão.
20170316_191634 (Medium)Por volta das 18h, teve início a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Antônio Tourinho Neto e concelebrada pelo Monsenhor Paulo Sérgio Vieira Leite e pelo frei Carlos Alexandre, Vice-Reitor da Basílica da Penha.  Cada universitário recebeu uma velinha, como um convite a ser luz no meio acadêmico, evangelizando e dando o testemunho do amor de Deus por cada um dos seus filhos.

IMG_7385 (Medium)Após a Missa, teve início no auditório da paróquia da Soledade a conferência A Identidade e a presença do jovem no mundo universitário, ministrada por Dom Antônio Tourinho Neto. Em sua fala, o bispo auxiliar destacou que é preciso ter ousadia para defender a tese da fé. “Os universitários de hoje assumirão lugares de responsabilidade na sociedade, e é necessário incutir na comunidade acadêmica valores cristãos.”, defendeu. Segundo Dom Tourinho, no ambiente acadêmico, os estudantes podem deparar-se com três cenários: evangelizar os batizados, os não batizados e os católicos que estão afastados da vida cristã e de seus compromissos. Convidando os presentes a uma ação missionária, Dom Tourinho sugeriu que cada universitário pode dar o testemunho de seu encontro pessoal com Cristo e evangelizar com a sua conduta de vida.
20170316_204743 (Medium)Ao término da conferência de Dom Antônio Tourinho Neto, o Monsenhor Paulo Sérgio Vieira Leite solicitou aos presentes para que enviassem sugestões práticas para novos encontros,  buscando uma maior articulação do trabalho da Pastoral Universitária. “As portas da nossa paróquia encontram-se abertas aos estudantes e a iniciativas como esta”, afirmou o Vigário Episcopal do Vicariato Soledade.
20170316_205331 (Medium)Gabriel Marquim, que também é professor universitário,  representa a Comunidade dos Viventes e preside a Comissão Pastoral Arquidiocesana para a Educação acrescentou aos estudantes que é preciso buscar a excelência acadêmica, dedicando-se aos estudos, para conquistar credibilidade no meio acadêmico e evangelizar. “Verifico que encontramos maior permeabilidade para semear a palavra do Evangelho entre os alunos do que entre os docentes”, acrescentou Gabriel.  Durante a conferência, o estudante João Pereira, representou a Pastoral Universitária arquidiocesana e explanou brevemente os trabalhos que vem sendo desenvolvidos.

(Pascom Arquidiocese)