Olinda sedia primeiro de oito encontros sobre Comunicação nos Vicariatos

20170318_085131 (Medium)Neste sábado, 18/03, o Vicariato Olinda e os agentes da Pastoral de Comunicação (Pascom), da Pastoral da Catequese e da Liturgia do vicariato experienciaram um momento de otimização de conhecimentos em Comunicação, na ótica do Diretório de Comunicação da CNBB. A iniciativa, promovida pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação, tem por objetivo transmitir através de oficinas e palestras, as diretrizes de comunicação preconizadas pelo documento da CNBB, habilitando os agentes de pastoral a contribuir na ação evangelizadora com a comunicação nas paróquias e comunidades da região. As atividades do mutirão de oficinas aconteceram no colégio Virgem Imaculada, no Janga, Paulista, buscando contemplar  as treze paróquias que compõe o Vicariato Olinda.  Para os próximos meses, está prevista a realização de oficinas de comunicação nos demais vicariatos arquidiocesanos: Soledade (08/04), Igarassu (10/06), Vitória de Santo Antão (22/07), Boa Viagem (05/08), Várzea (19/08), Jardim São Paulo (16/09) e Cabo (07/10).
20170318_090246 (Medium)A abertura do mutirão de oficinas aconteceu na quadra do colégio e contou com a oração inicial, conduzida pelo padre Maurício Florêncio, pároco da paróquia da Assunção de Maria (Terceira etapa de Rio Doce, Olinda) e pelo padre Luciano Brito, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação. O Monsenhor José Albérico Bezerra, Vigário Episcopal do Vicariato Olinda saudou os agentes de pastoral das paróquias e os formadores. Em seguida, o público presente assistiu à palestra Pascom: a ação evangelizadora da Igreja com a comunicação, ministrada pela irmã Elide Fogolari, jornalista mestre em Comunicação pela USP e Coordenadora da Pascom arquidiocesana, e pelo padre Luciano Brito, Diretor Executivo da Rádio Olinda e Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação. De acordo com a irmã Elide, o Diretório de Comunicação é interdisciplinar e a Pascom deve dialogar com todas as pastorais.
IMG_7444 (Medium)O padre Luciano abordou o tema Teologia da Comunicação e lembrou que o Diretório se espelha na Sagrada Escritura, mas é necessário que cada agente de pastoral esteja unido ao Pai, em comunhão com o Pai, para conseguir comunicar o Evangelho.  Resgatando ensinamentos do Monsenhor Albérico, o padre Luciano alertou que é necessário trabalhar na base das comunidades, para que a comunicação frutifique. “Aprendamos com o Papa Francisco, que ricamente nos mostra que O outro é um dom “, concluiu o palestrante. Ao término da conferência, os inscritos dirigiram-se para participar das oficinas nas área de Comunicação.
IMG_7437 (Medium)Os agentes de pastoral puderam escolher entre as seguintes opções de oficinas: Fotografia e design (Ed Apolinário e Claudivan Silva), Rádio: a arte de ouvir e falar (Simone Oliveira), Liturgia: a arte de comunicar o sagrado (Ir. Ivonete Kurten), Comunicação na Catequese (Ir. Mary Souza), Produção de site, blogs e mídias digitais (Istivy Cordeiro), Textos para jornal na era digital (Luciana Falcão) e Pascom: a ação evangelizadora da Igreja com a comunicação (Pe. Luciano Brito e Ir. Elide Fogolari).
20170318_104724 (Medium)Inscrita na oficina de Fotografia e design, a jovem Mayara Oliveira, agente de Pascom da paróquia São Lucas, de Ouro Preto, Olinda, avalia a experiência como bastante positiva. De acordo com a agente de Pascom, o momento que ela mais apreciou foi a parte prática da oficina. “Pretendo multiplicar os conhecimentos na paróquia. Viemos num grupo de dez agentes, e nos dividimos, cada agente se inscreveu em uma oficina.”, conta Mayara.

20170318_084058 (Medium)Para encerrar o mutirão de oficinas no Vicariato Olinda, os inscritos socializaram os trabalhos desenvolvidos nas oficinas, compartilhando os conteúdos apreendidos em sala de aula. A Arquidiocese de Olinda e Recife agradece a todos os colaboradores e paroquianos envolvidos, em especial ao Vicariato Olinda, nas pessoas do Monsenhor José Albérico Bezerra e de Rita Ferraz, Secretária do Vicariato Olinda.

20170318_100844 (Medium)

(Pascom Arquidiocese)