Menu de Navegação de Páginas

CF 2017: por que proteger os biomas?

CF 2017: por que proteger os biomas?

A Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida” e como lema “Cultivar e guardar a criação”, alertando para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros. O dia-a-dia dos homens e mulheres de hoje, no entanto, faz com que o tema seja preterido, face a tantos outros desafios da Igreja. É preciso, por isso, fazer lembrar a todo instante a beleza da discussão acerca do cuidado com os biomas: neles estão inseridos os próprios homens e mulheres. Nos biomas estão, além da vida da flora, a vida da fauna brasileira. Dependemos do equilíbrio dos biomas para a sobrevivência de nossa espécie e para termos qualidade de vida – a vida em abundância anunciada por Deus.cf2017-cartaz

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Brasil por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2017. No texto, disse que “o criador foi generoso com o Brasil. Concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza. Mas, infelizmente, os sinais da agressão à criação e da degradação da natureza também estão presentes”. Conhecendo o texto-base da Campanha, o Papa comentou que a iniciativa é um convite a contemplar, admirar, agradecer e respeitar a diversidade natural que se manifesta nos diversos biomas do Brasil – um verdadeiro dom de Deus – através da promoção de relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles vivem. “Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”.

Para ajudar na reflexão, as pastorais e os educadores católicos podem contar com um material didático gratuito de apoio, editado pela SM Edições, sob a supervisão da Associação Nacional de Educadores Católicos (Anec). São publicações que estão disponibilizadas na internet e que trazem sugestões de atividades didáticas para o Ensino Fundamental 1 (https://goo.gl/yImvqt), Ensino Fundamental 2 (https://goo.gl/wWAaLH) e Ensino Médio (https://goo.gl/fbGE8Y). Há opções de acessar os conteúdos no site da SM Edições. Também é possível acessar o catálogo de publicações com títulos que abordam os temas dos biomas brasileiros e os cuidados com a Natureza. Qualquer pessoa pode visitar o site da editora e acessar gratuitamente conteúdos e cursos a distância.

No Recife, bairros como Várzea, Beberibe e Curado têm unidades de conservação (protegidas por lei ambiental). Em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, está um dos grandes remanescentes de mata atlântica do Estado: a Estação Ecológica de Caetés. A Campanha da Fraternidade quer alertar para que, além de garantir a conservação dessas áreas, possamos promover o homem em sua qualidade de vida, em seu acolhimento, “pela vida e pela paz”, como diz o Hino da Campanha.

Pascom AOR

Deixe um Comentário