Menu de Navegação de Páginas

Procissões do Encerro e dos Passos percorrem as históricas ruas de Olinda

Procissa-Se3As procissões quaresmais conhecidas como Encerro e dos Passos levarão os fiéis a refletir sobre os sofrimentos de Jesus. Na semana passada, estes momentos foram vivenciados nas ruas do centro do Recife. Na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril, que antecede a Semana Santa, é a vez dos tradicionais cortejos percorrerem as históricas ruas de Olinda.

A Procissão do Encerro, que recebe esse nome porque a imagem de Jesus carregando a cruz segue coberta, será antecedida pela celebração da Missa. A Celebração Eucarística será às 18h30  na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, os fiéis farão caminhada refletindo sobre a agonia de Jesus no Horto das Oliveira onde foi preso. O cortejo segue à luz de velas até a Igreja Catedral, Sé de Olinda.

Passo-Se2Na sexta-feira, é feito o caminho inverso. Desta vez com a imagem descerrada, a procissão tem como ponto de partida a Igreja Catedral. O cortejo seguirá pelas ruas do Sítio Histórico com pausas reflexivas em frente aos Ninchos, pequenas capelas localizadas ao longo do percurso. Essas capelas permanecem fechadas durante todo o ano e apenas no dia da Procissão dos Passos elas são abertas.

No Largo do Amparo acontece o chamado “Sermão do Encontro”, que revive o encontro de Maria com Jesus, a caminho do Calvário. É um momento especial, para o qual a imagem de Nossa Senhora é trazida da Igreja de São João para o encontro com a imagem do Cristo crucificado, trazido da Sé. O ponto final do percurso é a Igreja do Carmo.

As procissões são realizadas há 341 anos. A Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos de Olinda é responsável por manter a tradição.

Domingo de Ramos – A celebração marca a abertura da Semana Santa. A Procissão de Ramos recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Antes de padecer a morte na cruz, o povo acolheu Cristo acenando com ramos de Oliveira. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidirá a Missa de Ramos, que tem início na Igreja da Misericórdia (Academia Santa Gertrudes) de onde partirá o cortejo às 8h30. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão até a Igreja Catedral, Sé de Olinda, onde o religioso dará continuidade ao ato litúrgico.

Procissão do Encerro
Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo – Olinda
Dia: 10 de abril de 2014
Horário: Missa às 18h30

Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos
Local: Igreja Catedral – Sé de Olinda
Dia: 11 de abril de 2014
Horário: 16h30

 

Da Assessoria de Comunicação AOR

Deixe um Comentário