Itapissuma celebra São Gonçalo do Amarante

Uma tradição com mais de um século de existência se repete na cidade de Itapissuma, Litoral Norte de Pernambuco. Devotos rendem homenagens a São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade desde o dia 1º de janeiro. As festividades segue uma intensa programação religiosa e cultura até o próximo domingo, 15.

Nos próximos dias haverá procissões e celebrações eucarísticas sempre às 18h. No domingo, 15, os devotos participam da procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade de Itapissuma.

No dia 8, aconteceu a Buscada de São Gonçalo. Procissão realizada por via marítima. A Festa de São Gonçalo é uma das maiores do Litoral Norte do Estado.

Devoção – Esta festividade teve origem a partir do surgimento da imagem de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades da praia. Foi recolhida diversas vezes pelos pescadores da vila, e levada para uma capela mais próxima do lugar. Segundo a tradição do povo daquela região, duas a três vezes a imagem fora encontrada de volta ao local diante do mar.A partir daí, os devotos reuniram-se e ergueram naquela localidade uma igreja sob sua invocação.

Os pesquisadores relatam que São Gonçalo do Amarante, viveu e morreu durante o século XII d.C. em Douro, Portugal. Ele era um homem comum, trabalhador, construiu a Igreja de Nossa Senhora, em cima de um rochedo, e diversas pontes sobre rios. Em toda sua vida dedicou-se a fazer o bem e transmitir o amor a Deus e a paz espiritual ao homem.

Nas suas peregrinações, levava consigo uma viola de cordas, invocava o povo através de suas melodias, tocadas nas rodas de danças formadas ao ar livre, por moças e rapazes.

Além das mensagens de fé e carinho que transmitia, ele foi exemplo de dignidade e santificação. Existem muitas lendas a respeito do santo protetor das mulheres e dos casais apaixonados. Contam que ele transmite tranquilidade e alegria a todos. Protege sempre os que amam. Ajuda as pessoas a encontrar a pessoa certa para amar e ser feliz por toda a vida.

A Buscada de São Gonçalo ou a Festa da Felicidade é uma das mais belas e brilhantes festas religiosas e folclóricas do município de Itapissuma. Acontece em duas etapas: a Levada e a Buscada, e dura uma semana.

A Levada consiste na condução da imagem do Santo Padroeiro, da vila de Itapissuma, para a Igreja de Nossa Senhora das Dores até a vila de Nova Cruz em Igarassu, seguida por uma grande procissão por terra, com fogos de artifícios, flores, hinos sacros e muita animação. Durante toda a semana em que a imagem permanece no local, acontecem batismos, casamentos, crismas e novenas.

No domingo seguinte, tem início a Buscada da imagem de São Gonçalo, que é realizada, por um grande cortejo marítimo, acompanhado por milhares de pessoas, entre pescadores, devotos,romeiros, populares da própria comunidade e turistas vindos de toda parte do Norte e Nordeste do Brasil. Muitas embarcações, jangadas, barcos pesqueiros e lanchas, todos enfeitados com flores, bandeirolas coloridas, bandas musicais exaltando músicas sacras e charangas,acompanham todo o trajeto da buscada. Enquanto que à beira mar, outra multidão acompanha o desfile colorido cantando, em coro, o hino à São Gonçalo.

Após ser instalada a imagem do padroeiro na Igreja de origem, a população dá início às apresentações de danças e folguedos populares, que fazem parte do folclore nordestino, iniciando com a apresentação de grupos de ciranda, violeiros, banda de pífano. A principal atração é a Dança de São Gonçalo, ou Roda, que é uma dança que conserva uma forte influência do folclore português. O espetáculo coreográfico é exibido diante do altar, em forma de um semicírculo, composto por moças e rapazes, vestidos com roupas típicas portuguesas.

Esta grande homenagem ao Santo padroeiro de Itapissuma, que além de ser protetor das mulheres, foi eleito pelos pescadores de Itapissuma, como protetor dos pescadores, é um ato de fé cristã, que no embalo da Levada e da Buscada, retrata a crença popular, a solidariedade, e a humildade do povo nordestino, em busca da paz entre os homens e da fé em Deus.

Dia 13/01 – Sexta-feira
18h – Procissão saindo da casa da Srª. Laudecí Vieira: Rua Manoel Borba Nº. 234.
19h – Missa: Pe. Valdemir
Liturgia: Grupo Cenáculo e RCC
Animação: Os Canarinhos
Noiteiros: Escolas da Cidade e a Secretaria de Educação.

Dia 14//01 – Sábado
18h – Procissão saindo da Casa da Srª. Zulmira
Rua Flávio Marques Nº.
19h – Missa: Pe. Flávio
Liturgia: Pastoral Familiar
Animação: Dom de Deus
Noiteiros: Comunidade de Santa Terezinha, Funcionários do Fórum de Itapissuma e Prefeitura de Itapissuma.

Dia 15/01 – domingo
6h – Alvorada Festiva