Menu de Navegação de Páginas

Itapissuma celebra São Gonçalo do Amarante

Uma tradição com mais de um século de existência se repete na cidade de Itapissuma, Litoral Norte de Pernambuco. Devotos rendem homenagens a São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade desde o dia 1º de janeiro. As festividades segue uma intensa programação religiosa e cultura até o próximo domingo, 15.

Nos próximos dias haverá procissões e celebrações eucarísticas sempre às 18h. No domingo, 15, os devotos participam da procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade de Itapissuma.

No dia 8, aconteceu a Buscada de São Gonçalo. Procissão realizada por via marítima. A Festa de São Gonçalo é uma das maiores do Litoral Norte do Estado.

Devoção – Esta festividade teve origem a partir do surgimento da imagem de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades da praia. Foi recolhida diversas vezes pelos pescadores da vila, e levada para uma capela mais próxima do lugar. Segundo a tradição do povo daquela região, duas a três vezes a imagem fora encontrada de volta ao local diante do mar.A partir daí, os devotos reuniram-se e ergueram naquela localidade uma igreja sob sua invocação.

Os pesquisadores relatam que São Gonçalo do Amarante, viveu e morreu durante o século XII d.C. em Douro, Portugal. Ele era um homem comum, trabalhador, construiu a Igreja de Nossa Senhora, em cima de um rochedo, e diversas pontes sobre rios. Em toda sua vida dedicou-se a fazer o bem e transmitir o amor a Deus e a paz espiritual ao homem.

Nas suas peregrinações, levava consigo uma viola de cordas, invocava o povo através de suas melodias, tocadas nas rodas de danças formadas ao ar livre, por moças e rapazes.

Além das mensagens de fé e carinho que transmitia, ele foi exemplo de dignidade e santificação. Existem muitas lendas a respeito do santo protetor das mulheres e dos casais apaixonados. Contam que ele transmite tranquilidade e alegria a todos. Protege sempre os que amam. Ajuda as pessoas a encontrar a pessoa certa para amar e ser feliz por toda a vida.

A Buscada de São Gonçalo ou a Festa da Felicidade é uma das mais belas e brilhantes festas religiosas e folclóricas do município de Itapissuma. Acontece em duas etapas: a Levada e a Buscada, e dura uma semana.

A Levada consiste na condução da imagem do Santo Padroeiro, da vila de Itapissuma, para a Igreja de Nossa Senhora das Dores até a vila de Nova Cruz em Igarassu, seguida por uma grande procissão por terra, com fogos de artifícios, flores, hinos sacros e muita animação. Durante toda a semana em que a imagem permanece no local, acontecem batismos, casamentos, crismas e novenas.

No domingo seguinte, tem início a Buscada da imagem de São Gonçalo, que é realizada, por um grande cortejo marítimo, acompanhado por milhares de pessoas, entre pescadores, devotos,romeiros, populares da própria comunidade e turistas vindos de toda parte do Norte e Nordeste do Brasil. Muitas embarcações, jangadas, barcos pesqueiros e lanchas, todos enfeitados com flores, bandeirolas coloridas, bandas musicais exaltando músicas sacras e charangas,acompanham todo o trajeto da buscada. Enquanto que à beira mar, outra multidão acompanha o desfile colorido cantando, em coro, o hino à São Gonçalo.

Após ser instalada a imagem do padroeiro na Igreja de origem, a população dá início às apresentações de danças e folguedos populares, que fazem parte do folclore nordestino, iniciando com a apresentação de grupos de ciranda, violeiros, banda de pífano. A principal atração é a Dança de São Gonçalo, ou Roda, que é uma dança que conserva uma forte influência do folclore português. O espetáculo coreográfico é exibido diante do altar, em forma de um semicírculo, composto por moças e rapazes, vestidos com roupas típicas portuguesas.

Esta grande homenagem ao Santo padroeiro de Itapissuma, que além de ser protetor das mulheres, foi eleito pelos pescadores de Itapissuma, como protetor dos pescadores, é um ato de fé cristã, que no embalo da Levada e da Buscada, retrata a crença popular, a solidariedade, e a humildade do povo nordestino, em busca da paz entre os homens e da fé em Deus.


Programação


Dia 13/01 – Sexta-feira
18h – Procissão saindo da casa da Srª. Laudecí Vieira: Rua Manoel Borba Nº. 234.
19h – Missa: Pe. Valdemir
Liturgia: Grupo Cenáculo e RCC
Animação: Os Canarinhos
Noiteiros: Escolas da Cidade e a Secretaria de Educação.

Dia 14//01 – Sábado
18h – Procissão saindo da Casa da Srª. Zulmira
Rua Flávio Marques Nº.
19h – Missa: Pe. Flávio
Liturgia: Pastoral Familiar
Animação: Dom de Deus
Noiteiros: Comunidade de Santa Terezinha, Funcionários do Fórum de Itapissuma e Prefeitura de Itapissuma.

Dia 15/01 – domingo
6h – Alvorada Festiva
7h – Missa: Pe. Flávio José
Liturgia: MEJ e IAM
Animação: Dom de Deus
8h – Batizados
16h – Missa Solene: Pe. Flávio José
17h – Procissão em Homenagem ao padroeiro São Gonçalo
Liturgia: Comissão da Festa
Animação: Dom de Deus

Da Assessoria de Comunicação AOR
com informações da Fundaj 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *